quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Elizaveta Fedorovna Litvinova

Elizaveta Fedorovna Litvinova (1845-1919?) 

Foi uma  brilhante matemática russa e pedagoga. Nasceu em 1845 na Rússia como czarist Elizaveta Fedorovna Ivanshkina, ela completou a sua educação precoce em uma escola secundária feminina em São Petersburgo.  Salientamos que ela estudou matemática por conta própria na Rússia. 

Em 1866 casou Elizaveta Litvinov Viktor, que, ao contrário de Vladimir Kovalevskii (marido de Sofia), não permitiria a sua deslocação à Europa para estudar nas universidades de lá.  Assim, Litvinova passou a estudar com Strannoliubskii, que também tinha privadamente acompanhada de Kovalevskaya.
 
Em 1872, logo que o marido morreu, Litvinova foi para Zurique e matriculadas em um instituto politécnico.  Em 1873 o czar russo russo decretou que todas as mulheres russas que estudavam, em Zurique teve de regressar à Rússia, ou enfrentar as consequências.  Litvinova foi uma das poucas a ignorar o decreto e ela permaneceu em Zurique e  continuou seus estudos, dando-lhe bacharelato em Zurique em 1876 e seu doutorado em 1878 pela Universidade de Berna.

Quando Litvinova  regressou à Rússia,a ela foi negada  nomeações em universidades porque ela havia desafiado o decreto de  1873. Ela ensinou em uma escola secundária feminina e completado seu escasso rendimento por escrito biografias dos mais famosos matemáticos tais como Kovalevskaya e Aristóteles. 

Publicou em torno de setenta artigos sobre filosofia e prática de lecionar matemática. Respeitada como uma das maiores pedagogas na Rússia. Após aposentar, acredita-se que Litvinova morrera durante a Revolução Russa em 1919.


Referência:

Site: Prof. Garcia
Site: Cálculo
Autor da imagem: Desconhecido
Adaptações: Matheusmáthica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...