sábado, 31 de julho de 2010

BOLA DE FUTEBOL TEM A VER COM MATEMÁTICA?

ESTUDANDO AS BOLAS DE FUTEBOL

Você já reparou no formato de uma bola de futebo?
E já observou as figuras que ela contém?
A bola de futebol pode ser vista como modelo de um Sólido Geométrico.
É aí que entra a Matemática!
Sólidos geométricos são estudados em Geometria e também estão presentes em várias outras áreas... 

ONDE TUDO COMEÇOU:

Na copa mundial de 1970 o mundo do futebol começou a utilizar uma bola confeccionada com pentágonos e hexágonos. Esta estrutura poliédrica chama-se icosaedro truncado, e é constituída de 12 faces pentagonais e 20 faces hexagonais.

O icosaedro truncado é um dos treze poliedros conhecidos como sólidos de Arquimedes. O icosaedro truncado pode ser obtido a partir do icosaedro.  



Para se obter o icosaedro truncado tomamos um icosaedro sólido e "cortamos" suas "pontas". Assim a cada vértice do icosaedro corresponde uma pequena pirâmide regular de base pentagonal que é retirada do icosaedro. Veja a lado o icosaedro truncado inserido no esqueleto do icosaedro:  


No lugar de cada pirâmide retirada fica sua base pentagonal. Como o icosaedro tem 12 vértices, o poliedro resultante tem 12 faces pentagonais. Se as arestas laterais de cada pirâmide retirada tem comprimento igual a 1/3 da aresta do icosaedro, resulta que cada face triangular do icosaedro original se transforma em uma face hexagonal regular do icosaedro truncado. Como o icosaedro original tem 20 faces triangulares, o icosaedro truncado fica com 20 faces hexagonais. Observe que nessa estrutura os vértices têm incidência de apenas 3 arestas. Isto influi na confecção da bola de futebol, facilitando a costura dos gomos.
Podemos utilizar um teorema da Geometria Espacial para determinar o número de arestas (lados costurados) e vértices (onde costuras distintas devem ser juntadas) do icosaedro truncado. O Teorema de Euler relaciona o número V de vértices, o número A de arestas e o número F de faces de um poliedro convexo qualquer (como é o caso de nosso icosaedro truncado) através da fórmula

V - A + F = 2

Esta fórmula na verdade nos dá uma informação sobre a estrutura topológica da superfície, sendo que o número 2 que aí aparece é a característica de Euler do poliedro.


"ELEMENTOS" DA BOLA DE FUTEBOL

Em nossa bola de futebol existem 12 faces pentagonais e 20 hexagonais. Então F = 12 + 20. Segue do Teorema de Euler que V- A + 32 = 2, ou seja, V-A+30=0.

Observe que cada aresta é aresta de exatamente duas faces. Então, contando-se as arestas de todas as faces e somando, tem-se:

2A = 5F5 + 6F6 = 5x12+ 6x20 = 180, onde Fn é o número de faces de n arestas. Temos A = 90. Como V-A+30=0, segue que V = 60.


Portanto as bolas de futebol são poliedros Arquimedianos (inflados), que são formadas por 12 pentágonos (polígonos pretos na figura), 20 hexágonos (polígonos brancos na figura), 90 arestas e 60 verteices.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...