quinta-feira, 22 de julho de 2010

V Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática - V HTEM

O Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática – HTEM – foi lançado em 2002, com o objetivo de criar um espaço de discussões acerca dos aportes e impactos das pesquisas sobre a história da matemática e sobre o papel das Tecnologias no ensino de matemática. Vários eventos tratam ora das Tecnologias na Educação Matemática, ora de História da Matemática, mas em geral, há poucas conexões entre tais temáticas. A convicção do grupo de pesquisadores que encabeçou a realização dos HTEM é de que o tratamento articulado dos componentes História, Tecnologia, Ensino e Matemática permite uma leitura original e frutífera de fenômenos relativos à aquisição e transmissão de conhecimentos matemáticos.

O V HTEM a ser realizado de 25 a 30 de julho de 2010, em Recife, é promovido pelo programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da UFPE e organizado pelo Grupo de Estudo em Novas Tecnologias e Educação.

Dando continuidade ao trabalho realizado pelos comitês de organização dos HTEM anteriores, pretende-se re-afirmar a pertinência desse evento como espaço de discussão de questões do campo da educação matemática, que dizem respeito ao papel da história da matemática e das tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem da matemática.

A fim de ampliar a participação de pesquisadores das várias regiões brasileiras bem como a dimensão internacional do colóquio, foi decidido realizar o V HTEM na região Nordeste e deslocar sua data de realização para o mês de julho.
O colóquio constará de conferências, mesas redondas, comunicações científicas, posters e demonstrações de software.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...