MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

terça-feira, 27 de julho de 2010

Geologia

Geologia é a ciência encarregada de estudar a composição, a estrutura e a evolução do globo terrestre. Logo, cabe ao geólogo, através de escavações e observações meticulosas, inteirar-se dos processos que ocorrem no interior e no exterior da camada rochosa do planeta.



Suas atividades abrangem a localização e avaliação de depósitos minerais, investigação de problemas geológicos, elaboração de projetos de análise e planejamento ambiental, entre outras.

Onde houver depósitos minerais, bacias petrolíferas, vestígios de antigas civilizações, fósseis minerais e animais, lá deverá estar o geólogo para decifrar os sinais perpetuados nos rochedos e nas pedras.

O geólogo pode atuar, basicamente, em seis áreas: mineração, geologia de engenharia, hidrogeologia, geologia de petróleo e geologia ambiental ou magistério.

O mercado de trabalho é composto por universidade construtoras, empresas de mineração e perfuração, institutos de pesquisa, além de organismos como Petrobrás, Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

A Matemática é imprescindível ao trabalho do geólogo que utiliza um diversos princípios matemáticos para escavar conhecer e avaliar os segredos do solo e das pedras. Além disso a Matemática é meramente um instrumento, ou seja, é um instrumento de cálculo, de aplicação tecnológica e de investigação, através da elaboração de modelos matemáticos e de simulação.

Referência:

Machado, Antônio dos Santos. Matemática na escola do 2º grau - Vol 3. S. Paulo: Atual, 1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário