quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Pitágoras de Sámos

Pitágoras
Pitágoras de Sámos (580-470 a.C.)


Filósofo, astrônomo e matemático grego, nasceu na ilha jônia de Sámos, que provavelmente recebeu instrução matemática e filosófica de Tales e de seus discípulos. Após viver algum tempo entre jônicos, viajou ao que parece, pelo Egito, Fenícia, Babilônia, Índia e Pérsia. Durante suas peregrinações, ele absorveu não só informações matemáticas e astronômicas como também muitas idéias religiosas. Quando voltou ao mundo grego, Pitágoras estabeleceu-se em Crotona, na Magna Grécia, onde fundou a Escola Pitagórica dedicada a estudos religiosos, científicos e filosóficos.

Os membros da Escola Pitagórica recebiam uma educação formal, onde constavam quatro disciplinas: Geometria, Aritmética, Astronomia e Música. Os pitagóricos elevaram a matemática à categoria das ciências liberais e dedicaram-se à ciência de forma anônima, assinando todos os trabalhos em nome da fraternidade pitagórica. Defendia o princípio de que a origem de todas as coisas estava nos números, o atomismo numérico, ou seja, adotava os números como expressão da razão absoluta. 

Na Geometria deram demonstração geral a vários teoremas, em especial ao que veio a ser denominado Teorema de Pitágoras, conhecido, sem prova, séculos antes, por egípcios, chineses e mesopotâmios. Descobriram os números amigos e números perfeitos, sabiam somar progressões aritméticas e conheciam o cubo, o tetraedro e o dodecaedro, além de serem os responsáveis pela descoberta dos números irracionais. A irmandade foi desfeita por uma conspiração que pôs fim a sua hegemonia em grande parte da Magna Grécia. Alguns discípulos emigraram e o próprio criador foi desterrado para Metaponto, onde morreu.

Alguns historiadores questionam a existência do matemático, porque as obras a ele atribuídas foram escritas num período maior que o de sua vida. Pitágoras seria o nome do grupo, e não o de uma pessoa. De qualquer maneira ele se tornou figura legendária na própria Antiguidade. A idéia de que a Matemática trata de conceitos abstratos, acima da realidade física, a crença em que o mundo físico pode ser estudado através da Matemática e a concepção de Deus como o Grande Arquiteto do Universo são legados pitagóricos que sobrevivem até hoje. Além dos feitos teóricos dos pitagóricos, o seu mérito máximo consistiu em haverem provocado uma verdadeira epidemia de interesse pela Matemática, que contagiou a maioria das cidades-estados da Grécia.


Referência:

Site: Guia para a história do cálculo (complemento dos texto da 10ª edição do livro de Cálculo do Thomas) 
Site: Só Matemática
Site: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...