sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A caça - Matemática Grega I

Diferentemente dos métodos empíricos desenvolvidos no EGITO e na MESOPOTAMIA, os gregos estavam mais interessados em saber por que tais métodos funcionavam. O primeiro MATEMÁTICO grego nasceu na cidade de Mileto por volta de 580 a.C. e chamava TALES e tornou-se um rico comerciante ao prever uma boa safra de azeitonas, comprando todas as prensas da época. Ele introduz o método dedutivo na matemática apresentando as primeiras DEFINIÇÕES e TEOREMAS. É de sua autoria o teorema sobre retas PARALELAS que leva o seu nome e também os teoremas: ”Os ângulos da base de um TRIÃNGULO isósceles são iguais e Todo triângulo inscrito de uma SEMICIRCUNFERÊNCIA  é  RETANGULO”. Na FILOSOFIA, Tales criou uma teoria em que a  ÁGUA  é  essência desse mundo.
PITÁGORAS de Samós e o mais famoso dos matemáticos gregos devido ao teorema que leva seu nome. É possível que quando jovem viajou para o Egito e Mesopotâmia, aprendendo muita matemática  com esses povos. Retornando a Grécia, fundou uma ESCOLA dedicada a Filosofia e a Matemática.
Na música, descobriu relações simples entre as notas musicais, levando a criar a idéia de que tudo está organizando segundo os NÚMEROS. Sua escola descobriu a IRRACIONALIDADE de √2, além de dar significados figurativos aos números. Sem dúvida nenhuma, a matemática MODERNA tem grande divida com esses grandes matemáticos gregos.
Encontrou?

Fonte:http://fatosmatematicos.blogspot.com/2009/12/caca-palavras-matematica-grega-parte-1.html

Um comentário:

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...