MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ARQUITETURA

Há séculos a arquitetura encanta o mundo com suas criações. Se em outros tempos os profissionais da área se valiam unicamente da estética e plasticidade para realizar seu trabalho, o arquiteto moderno dispõe de todos os avanços tecnológicos oferecidos pela ciência para proporcionar à Arte condições de se expandir cada vez mais. 

Hoje, a arquitetura pode ser definida como arte e tecnologia, estética e plasticidade a serviço do homem e do seu bem-estar.  A tarefa do arquiteto é ampla e não está ligada somente aos detalhes externos das construções. A ordenação dos espaços interiores, o tipo de material utilizado, problemas relativos à temperatura e à iluminação dependem de seus conhecimentos para serem resolvidos. Assim, o arquiteto é também responsável pelo conforto, funcionalidade e higiene de uma construção, seja esta um museu, uma mansão, uma escola, seja um conjunto habitacional. 

As atividades profissionais do arquiteto estão relacionadas, a priori, com edificações, conjuntos arquitetônicos, arquitetura paisagística e de interiores, planejamento físico, local, urbano e regional. O profissionais moderno, no entanto, cria também logotipos para empresas e produtos, capas de livros, fachadas de lojas, estandes de exposição, entre outros, demonstrando, assim, o quanto pode ser diversificada a sua atividade. 

A matemática é essencial para que o arquiteto possa desenvolver o seu trabalho, e sem ela não seria possível a construção da mais simples casa ou mesmo de um pequeno jardim de inverno.

Referência:

Machado, Antônio dos Santos. Matemática na escola do 2º grau - Vol 2. S. Paulo: Atual, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário