O matemático e astrônomo Hipócrates, originário da ilha de Quios, floresceu na segunda metade do século V a.c.; especula-se que tenha vivido entre 470 a.c. e 410 a.c.. Segundo a tradição, ele foi enganado em Bizâncio, perdeu sua fortuna e teve que ganhar a vida em Atenas, ensinando Geometria, possivelmente entre -450 e -430.
Hipócrates de Quios é o mais antigo matemático grego a respeito de quem temos evidências concretas. Nenhuma de suas obras, porém, chegou até nós; o que sabemos de seu trabalho deriva de descrições e menções em autores tardios.
Contribuição à matemática
Hipócrates foi o primeiro a escrever um texto de matemática básica, denominado Elementos, onde provavelmente apresentava postulados e teoremas de forma organizada e sistemática. Depois dele, muitos matemáticos seguiram esse sistema em seus escritos; o mais famoso de todos foi Euclides de Alexandria (fl. 306 a.c./282 a.c.).
O único de seus estudos que conhecemos razoavelmente, através de um comentário de Simplício (490/560) sobre a perdida História da Geometria de Eudemo de Rodes ( 335 a.c.), é uma pesquisa sobre o problema da quadratura do círculo. Ele aparentemente recorreu à estratégia de dividir o círculo em um certo número de lunas ou lúnulas; calculando-se então a área de cada uma dessas partes, bastaria depois somá-las para obter a área total do círculo. Hipócrates resolveu somente uma parte do problema, mas parece que seu método foi o primeiro que se aproximou da resolução do problema, na Antiguidade.
Segundo Eutócio de Ascalon (480/540), outro problema investigado por Hipócrates é o da duplicação do cubo. Hipócrates propôs que o volume de um cubo pode ser dobrado, encontrando as duas médias proporcionais (médias geométricas) entre duas linhas ou entre um número e o seu dobro. Ele aparentemente não resolveu o famoso problema, mas suas idéias serviram de base para os estudos de outros matemáticos que, eventualmente, chegaram a uma solução usando outros métodos.
Parece, também, que Hipócrates foi o primeiro a usar letras para identificar pontos geométricos das figuras geométricas estudadas, v.g. "triângulo ABC" é um triângulo com vértices nos pontos A, B e C. Outro método atribuído a ele é o da redução, i.e., reduzir um problema grande a uma pequena parte, de resolução mais fácil, e depois extrapolar o resultado para o problema todo — como se vê, por exemplo, em seu estudo da duplicação do cubo.
Contribuição à astronomia
Hipócrates tentou explicar, de forma totalmente especulativa, os cometas e a existência da Via Láctea. Nada sabemos de concreto sobre suas idéias, mas parece que ele dizia que havia um só cometa, que reaparecia de tempos em tempos, e que ele era apenas um outro planeta — a cauda seria uma ilusão de ótica.
Os antigos comentadores afirmam que, nessas idéias, Hipócrates teve grande influência dos filósofos pitagóricos.
Referência:
Site: Grêcia Antiga
Site: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário