domingo, 3 de janeiro de 2010

Leonardo Pisano "Fibonacci"

Fibinacci
Leonardo Pisano "Fibonacci" (1170-1240)
Leonardo Pisano, nasceu em 1170, e morreu depois de 1240. Também conhecido como Leonardo de Pisa ou Leonardo Fibonacci, foi o primeiro grande matemático da Europa Cristã medieval. Ele representou um papel importante revivendo matemáticas antigas e fazendo contribuições significantes.

Liber Abacci (Livro do Ábaco, 1202), seu tratado em aritmética e álgebra elementar, introduziu o sistema hindu-árabe moderno de números usando dez símbolos. Seu trabalho original mais importante está em análise indeterminada e teoria do número. A SEQUÊNCIA de FIBONACCI é nomeada por ele. Mis practica geometriae (Prática de Geometria, 1220) deu uma compilação da geometria do tempo e também introduziu alguma trigonometria.

A sequência de Fibonacci

Uma sequência de Fibonacci é uma SEQUÊNCIA na qual cada termo é a soma dos dois termos que precedem eles. Foi nomeada assim porque Fibonacci foi o descobridor. A sucessão de Fibonacci, que tem 1 como seu primeiro termo é:

1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55,...

Os números também podem ser chamados números de Fibonacci. Esta equação é uma relação de recursão, ou relação de recorrência que relaciona termos diferentes de uma sequência ou de uma série. Sequências de Fibonacci se demonstraram útil na teoria do número, geometria, teoria de frações contínuas, e genética. Elas também surgem em muitos fenômenos aparentemente sem conexão, por exemplo, a SEÇÃO DOURADA, uma forma avaliada em arte e arquitetura por causa de suas agradáveis proporções, e o arranjo espiral de pétalas e galhos em certos tipos de flores e árvores.




Referência:

Site: Só Matemática
Site: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...