MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ganhadores da Medalha Fields de 1978

Pierre René Deligne (1944)


 
Matemático belga. Apresentou soluções para três conjecturas de Weil relacionadas às generalizações da hipótese de Riemann para corpos finitos. Seu trabalho permitiu unificar aspectos da Geometria Algébrica e Teoria dos Números Algébricos.

 



Charles Louis Fefferman (1949)
 
 
Matemático norte-americano. Contribuiu com inúmeras inovações que acabaram por revisar o estudo da Análise Complexa multidimensional, generalizando resultados clássicos conhecidos para pequenas dimensões. 






Daniel Gray Quillen (1964-2011)

Matemático norte-americano. Quillen foi premiado com as contribuições para o K-teoria algébrica. Esta nova ferramenta, formulada em termos da teoria de homotopia, provou ser um sucesso na formulação e solução de problemas importantes na álgebra.






Grigory Margulis (1946)

Matemático russo, conhecido por seu trabalho de longo alcance sobre reticulados em grupos de Lie, e a introdução de métodos de teoria ergódica em aproximação diofantinas. Ele foi premiado com a Medalha Fields, porém, não foi   permitido pelas autoridades soviéticas para viajar para Helsínquia para receber a medalha.




Referência:

Site: Wikipédia
Site: Math World

Nenhum comentário:

Postar um comentário