MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Linguagem de programação Pascal

Logicamente, a conhecida linguagem de programação Pascal não foi criada pelo grande matemático Blaise Pascal, visto que ela foi idealizada no ano de 1971, ou seja, mais de 300 anos após a morte de Pascal. Porém, foi batizada dessa forma em homenagem a ele.

O idealizar da linguagem foi Niklaus Wirth, professor da Faculdade Politécnica de Zurique, na Suíça. Seu objetivo era desenvolver uma linguagem de programação disciplinada para ensinar programação estruturada. No fundo, trata-se de uma versão simplificada para propósitos educacionais da linguagem Algol, que data de 1960.

Quando a linguagem Pascal foi criada, muitas linguagens de programação já existiam, mas poucas eram usadas em larga escala: FORTRAN, C, Assembler, COBOL. A linguagem Pascal só ganhou popularidade quando foi adotada pela Universidade da Califórnia, San Diego, em 1973.

Dessa forma, a linguagem Pascal originou uma enorme gama de dialetos, podendo também ser considerada uma família de linguagens de programação. Grande parte de seu sucesso se deve a criação, na década de 1980, da linguagem Turbo Pascal, inicialmente disponível para computadores baseados na na arquitetura 8086 (com versões para 8080 no seu início).

Comercialmente, a linguagem foi sucedida pela criação da linguagem Object Pascal, atualmente utilizada nos IDEs Embarcadero Delphi (Object Pascal), Kylix e Lazarus. A partir da versão 2005, o Delphi passou a se referir a sua linguagem de programação como Delphi Language.
   
Autor da imagem: Desconhecido
Montagem: Matheusmáthica


Referência:

Site: Só Matemática
Site: Wikepédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário