sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O elefante e as 4 cores


Este jogo tem regras muito fáceis e exige apenas papel e lápis de quatro cores diferentes. E pode ser jogado até por adultos. Uma das possibilidades da brincadeira é, por exemplo, colorir por inteiro a figura usando apenas quatro cores, sendo proibido pintar áreas vizinhas com a mesma cor. Perde o desafio quem cair em um impasse: não poder pintar uma área em branco porque já existem quatro cores vizinhas.

Outra alternativa, é colorir a mesma figura, só que agora na condição em que dois jogadores jogam uma contra a outra. O objetivo é criar uma cilada para o adversário, que, na sua vez, não poderá colorir uma determinada área da figura por esta ter seus vizinhos já pintados com as quatro cores. Nesse caso, é importante lembrar que os dois jogadores jogam com as mesmas cores. Além disso, cada jogador só pode pintar uma área por vez, e o segundo a jogar tem de pintar uma área vizinha à do primeiro.

 
 
 
Boa sorte!
 
 
Observação: Para jogar com crianças pequenas, aconselha-se fazer as áreas bem grandes, com poucos vizinhos e usar lápis de fácil manuseio. Exercitar a coordenação motora, desenvolver a atenção para as cores que podem, ou não, ser usadas, planejar ou antecipar uma situação favorável ao ganho do jogo, representar e localizar especialmente as áreas – são algumas das funções cognitivas desse jogo.


Referência:

Colégio Municipal Pelotense. Curso normal habilitação educação infantil: Para desenvolver noções espaciais: 4 cores (arquivo em doc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...