MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O gatinho e as 4 cores

Este jogo tem regras muito fáceis e exige apenas papel e lápis de quatro cores diferentes. E pode ser jogado até por adultos. Uma das possibilidades da brincadeira é, por exemplo, colorir por inteiro a figura usando apenas quatro cores, sendo proibido pintar áreas vizinhas com a mesma cor. Perde o desafio quem cair em um impasse: não poder pintar uma área em branco porque já existem quatro cores vizinhas.

Outra alternativa, é colorir a mesma figura, só que agora na condição em que dois jogadores jogam uma contra a outra. O objetivo é criar uma cilada para o adversário, que, na sua vez, não poderá colorir uma determinada área da figura por esta ter seus vizinhos já pintados com as quatro cores. Nesse caso, é importante lembrar que os dois jogadores jogam com as mesmas cores. Além disso, cada jogador só pode pintar uma área por vez, e o segundo a jogar tem de pintar uma área vizinha à do primeiro.

 

Boa sorte!
 
Observação: Para jogar com crianças pequenas, aconselha-se fazer as áreas bem grandes, com poucos vizinhos e usar lápis de fácil manuseio. Exercitar a coordenação motora, desenvolver a atenção para as cores que podem, ou não, ser usadas, planejar ou antecipar uma situação favorável ao ganho do jogo, representar e localizar especialmente as áreas – são algumas das funções cognitivas desse jogo.

Referência:
Colégio Municipal Pelotense. Curso normal habilitação educação infantil: Para desenvolver noções espaciais: 4 cores (arquivo em doc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário