quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O símbolo de arroba "@"

Símbolo de arroba "@"

O símbolo de arroba "@", popularizado na atualidade pela era digital, provém da Idade Média, quando os copistas do latim começaram a enlaçar num só traço a preposição AD, que tinha entre outros, o sentido de "casa de". Os programas de correio eletrônico ( E-mail) se apropriaram desse sentido e ele é usado entre o nome do usuário e nmome do prvedor. Assim "matheus@mathica" significa "matheus n provedor mathica".


Contudo, alguns investigadores, afirmam que a palavra arroba foi popularizada na Espanha, durante a dominação árabe, os quais introduziram o termo 'ar-roub', como uma unidade de medida de peso, usada até o presente. Isto é, nos portos da Catalunha (nordeste da Espanha), o comércio e a indústria procuravam imitar práticas comerciais e contábeis dos ingleses. Como os espanhóis desconheciam o sentido que os ingleses atribuíam ao símbolo "@", acharam que o símbolo seria uma unidade de peso. Para o entendimento contribuíram duas coincidências:

  1. A unidade de peso comum para os espanhóis na época era a arroba, cujo "a" inicial lembra a forma do símbolo;
  2. Os carregamentos desembarcados vinham frequentemente em fardos de uma arroba. Dessa forma, os espanhóis interpretavam aquele mesmo registro de "30@£5" assim : "trinta arrobas custando cinco libras cada uma"

Então o símbolo "@" passou a ser usado pelos espanhóis para significar arroba.

Uma arroba (ar-roub) significava para os ocupantes muçulmanos da península Ibérica a quarta parte de um quintal (25 libras), equivalente no sistema métrico decimal a 11 quilogramas e 506 gramas. Sobre a base desta teoria, a palavra arroba e seu símbolo "@", se espalharam desde a Sevilha ao Novo Mundo e ao resto dos países europeus com os quais comerciava a Espanha, depois de adequar ao castelhano este novo termo. Portanto, o significado em português assumiu o "arroba" pelo contexto mercantil.

 


Referência:

Site: Blocs Online
Site: Wikepédia
Autores da imagens: Desconhecido
Montagem e adaptações: Matheusmáthica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...