MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O símbolo de arroba "@"

Símbolo de arroba "@"

O símbolo de arroba "@", popularizado na atualidade pela era digital, provém da Idade Média, quando os copistas do latim começaram a enlaçar num só traço a preposição AD, que tinha entre outros, o sentido de "casa de". Os programas de correio eletrônico ( E-mail) se apropriaram desse sentido e ele é usado entre o nome do usuário e nmome do prvedor. Assim "matheus@mathica" significa "matheus n provedor mathica".


Contudo, alguns investigadores, afirmam que a palavra arroba foi popularizada na Espanha, durante a dominação árabe, os quais introduziram o termo 'ar-roub', como uma unidade de medida de peso, usada até o presente. Isto é, nos portos da Catalunha (nordeste da Espanha), o comércio e a indústria procuravam imitar práticas comerciais e contábeis dos ingleses. Como os espanhóis desconheciam o sentido que os ingleses atribuíam ao símbolo "@", acharam que o símbolo seria uma unidade de peso. Para o entendimento contribuíram duas coincidências:

  1. A unidade de peso comum para os espanhóis na época era a arroba, cujo "a" inicial lembra a forma do símbolo;
  2. Os carregamentos desembarcados vinham frequentemente em fardos de uma arroba. Dessa forma, os espanhóis interpretavam aquele mesmo registro de "30@£5" assim : "trinta arrobas custando cinco libras cada uma"

Então o símbolo "@" passou a ser usado pelos espanhóis para significar arroba.

Uma arroba (ar-roub) significava para os ocupantes muçulmanos da península Ibérica a quarta parte de um quintal (25 libras), equivalente no sistema métrico decimal a 11 quilogramas e 506 gramas. Sobre a base desta teoria, a palavra arroba e seu símbolo "@", se espalharam desde a Sevilha ao Novo Mundo e ao resto dos países europeus com os quais comerciava a Espanha, depois de adequar ao castelhano este novo termo. Portanto, o significado em português assumiu o "arroba" pelo contexto mercantil.

 


Referência:

Site: Blocs Online
Site: Wikepédia
Autores da imagens: Desconhecido
Montagem e adaptações: Matheusmáthica

Nenhum comentário:

Postar um comentário