MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

sábado, 17 de dezembro de 2011

Selo Matemático do Reino da Bélgica 1

Simon Stevin
Simon Stevin foi um engenheiro, físico e matemático flamengo. Segundo informação nos trabalhos de Stevin, este terá começado a sua carreira como um comerciante mercante na Antuérpia, e que viajou depois pela Polónia, Dinamarca e outros locais no norte da Europa, e que era amigo intimo do príncipe Maurício de Nassau, que lhe pediu conselhos em várias ocasiões, e que o tornou um oficial público - no início diretor da tão chamada "waterstaet" (o departamento que cuidava dos assuntos da água) e mais tarde general.

No domínio da física estudou os campos da estática e da hidrostática: formulou o princípio do paralelogramo para a composição de forças; demonstrou experimentalmente que a pressão exercida por um fluido depende exclusivamente da sua altura, (Teorema de Stevin) dando assim uma explicação ao chamado paradoxo hidrostático.

Na área da matemática introduziu o emprego sistemático das frações decimais e aceitou os números negativos, com o que reduziu e simplificou as regras de resolução das equações algébricas. Propôs o sistema decimal de pesos e medidas.


Referência:

Site: Wikepédia
Site: Colnect
Montagem: Matheusmáthica

Nenhum comentário:

Postar um comentário