sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Cardano, Girolamo

Cardano
Cardano, Girolamo (1501-1576)

Cardano foi encorajado a estudar tanto os clássicos quanto a matemática por seu pai, que era amigo de Leonardo da Vinci. Ele iniciou seus estudos universitários em 1520 em Pávia, completando-os em Pádua em 1526. Em 1534, tornou-se médico e professor de matemática em Milão. Em poucos anos Cardano transformou-se no mais famoso médico da cidade. 

Em 1539, enquanto aguardava a publicação de Practica arithmetica, seu primeiro livro sobre matemática, soube que Tartaglia conhecia o método de resolução para equações cúbicas (ou do terceiro grau). Cardano conseguiu obter essa informação de Tartaglia, prometendo não revelá-la. Ele cumpriu a promessa durante seis anos, mas publicou o método em 1545 em seu Artis magnae sive de regulis algebraicis liber unus, comumente chamado de Ars magna.     

Cardano escreveu mais de 200 trabalhos sobre medicina, matemática, física, filosofia, religião e música, embora hoje sua fama permaneça consolidada por suas contribuições no campo da matemática. Em Practica arithmetica, consagrada ao cálculo numérico, ele revelou sua grande capacidade matemática ao resolver muitos problemas algébricos complexos.

Sua principal obra, Ars magna, apresentava muitas idéias novas sobre a álgebra, incluindo a solução das cúbicas e das quárticas. Além de suas contribuições em álgebra, Cardano também realizou grandes contribuições no campo da probabilidade, da mecânica e da astronomia.

Principais obras: 

Ars magna;
Practica arithmetica.





Referência:

Site: Guia para a história do cálculo (complemento dos texto da 10ª edição do livro de Cálculo do Thomas)
Site: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...