MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Tartaglia, Niccolò

Tartaglia
Tartaglia, Niccolò (1499-1557)

Tartaglia nasceu em Bréscia, Itália. Ainda criança feriu-se durante uma batalha (quando os franceses invadiram sua cidade) e ficou com um problema de fala. Deram-lhe o apelido de Tartaglia (que significa gago) e ele manteve o nome pelo resto da vida. Tornou-se professor e por fim diretor de uma escola. Em 1534, mudou-se para Veneza. Lá trabalhou na resolução das raízes das equações polinomiais. Conseguiu derrotar o rival Fior em uma competição para resolução de um problema matemático por já ter resolvido certos tipos de cúbicas.     

Em seu trabalho Tartaglia soube como resolver a maior parte das cúbicas. Em 1539, Cardano convenceu Tartaglia a compartilhar seus segredos para a resolução das cúbicas. Tartaglia o fez, com a condição de que Cardano não as publicasse até que Tartaglia publicasse seus resultados. Cardano continuou a aprimorar o método e logo soube como resolver todas as equações cúbicas.

Em 1545, ele publicou o método de solução, dando a Tartaglia crédito apropriado, mas renegando sua promessa de mantê-lo em segredo. Tartaglia sentiu-se ultrajado e o atacou verbalmente, mas não encontrou apoio porque Cardano tinha o apoio popular. Tartaglia contribuiu em outras áreas da ciência também. Seu modelo balístico determinou que a extensão teórica máxima de projetéis era obtida por um ângulo de 45 graus. Além disso, realizou trabalhos desenvolvendo novos resultados e idéias em importantes áreas de pesquisa e de confecção de mapas.  

Referência:

Site: Guia para a história do cálculo (complemento dos texto da 10ª edição do livro de Cálculo do Thomas)
Site: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário