![]() |
John Wallis |
John Wallis (1616 - 1703)
Matemático e professor inglês nascido em Ashford, Kent, primeiro a utilizar o nosso usual símbolo de infinito "∞" e inventor dos símbolos exponenciais nas expressões algébricas. Nos primeiros anos escolares aprendeu latim, grego, hebreu, lógica e aritmética. Estudou na Universidade de Cambridge, ordenando-se sacerdote da Igreja Anglicana. Brilhante aluno de William Oughtred e colaborador de Christian Huygens, especialista em matemática infinitesimal.
Postulado de Wallis:
"Dado um triângulo plano é sempre possível obter outro triângulo semelhante e de área tão grande quanto se queira".
Monarquista não se negou a trabalhar para Comwell, porém quando Charles II recuperou o trono tornou-se capelão do rei. Estudou os trabalhos dos matemáticos italianos Evangelista Torricelli e Bonaventura Cavalieri para expressar na Arithmetica infinitorum (1655), uma aritmetização da Geometria indivisibilibus de Cavalieri, onde expressou conceitos que formulara em álgebra e cálculo. Com essa obra, antecipou em cem anos as questões abordadas por Isaac Newton. Também neste ano (1655) publicou outro importantes livro: Tractatus de sectionibus conicis sobre geometria analítica. Publicou e As cônicas (1659) sobre curvas geradas a partir de seções transversais de cones.
Participante ativo de reuniões científicas, colaborou para a criação da Royal Society de Londres (1662) e protagonizou muitos debates com eminentes contemporâneos, como o filósofo político Thomas Hobbes. Em Mechanica (1670), desenvolveu um estudo em cima das hiperbolóides de Wren. Em Treatrise of algebra, both historical and practical (1685), preocupou-se mais em demonstrar seu preconceito contra os matemáticos do continente, principalmente à obra de Descartes, mas o que provou mesmo foi o seu despreparo para escrever sobre história grega.
Ele foi perito em criptografia e descodificou mensagens durante a Guerra Civil. Wallis manteve-se na Cátedra Saviliana de Geometria em Oxford durante mais de 50 anos, até à sua morte. Assim, morreu em Oxford, Oxfordshire, deixando uma obra de fundamental influência sobre a vida científica de Isaac Newton e foi certamente o mais importante matemático inglês antes deste.
Principais publicações:
Arithmetica infinitorum;
Tractatus de sectionibus conicis;
Treatise on Algebra.
Autor da imagem: Desconhecido
Montagem: Matheusmáthica
Referência:
Site: Taringa
Site: UAEC
Site: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário