domingo, 13 de novembro de 2022

Questão 155 da prova azul do segundo dia do Enem 2015

 

 

Representação das áreas de cobertura das antenas — enunciado questão Enem 20152.  (Enem 2015)  Uma empresa de telefonia celular possui duas antenas que serão substituídas por uma nova, mais potente. As áreas de cobertura das antenas que serão substituídas são círculos de raio 2 km, cujas circunferências se tangenciam no ponto O como mostra a figura. O ponto O indica a posição da nova antena, e sua região de cobertura será um círculo cuja circunferência tangenciará externamente as circunferências das áreas de cobertura menores.

Com a instalação da nova antena, a medida da área de cobertura, em quilômetros quadrados, foi ampliada em 

 


A) 8π.             

B) 12 π.           

C) 16 π.           

D) 32 π.           

E) 64 π.

 

 

Processo Resolutivo

 

Temos que a área de uma circunferência é dada pela fórmula A= πr². Como as duas circunferência tem raio 2. Logo, a área total coberta pelas antenas antigas eram de  AT=2.2².π=8π Km².

 

Já a área coberta pela nova antena tem o raio do tamanho do diâmetro área de qualquer uma das duas circunferência, ou seja, R=2.2=4 Km. Assim, a nova área equivale a An=4² π.=16 π Km². Logo, ampliação é dado por a= 16π-8π=8π Km² .

 

Portanto, a área aumentou de 8π.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...