quarta-feira, 1 de junho de 2011

ALEX NO PAÍS DOS NÚMEROS - Uma viagem ao mundo maravilhoso da matemática

O livro "Alex no país dos números" narra as peripécias do autor (Alex Bellos, jornalista inglês e  ex-correspondente do jornal “The Guardian” no Brasil) no universo dos números por meio de uma linguagem ao mesmo tempo rigorosa e agradável. Com um texto leve, Bellos nos mostra que a habilidade de contar, pelo menos até três, é universal. Para o autor, a matemática é segunda ciência que mais utilizamos no dia a dia, sendo a primeira o português.  

Alex Bellos empreende uma viagem exploratória pelo país da matemática para demonstrar que o estudo dos números e de suas mútuas - e, às vezes, estranhas - relações não precisa passar pelo tormento enfadonho do ensino tradicional. Dotado de profunda empatia com o mundo dos números, Bellos conduz o leitor por um roteiro de personagens tão interessantes quanto as singularidades inesgotáveis do número. 


“Uma jornada a um universo espantoso e fascinante que está por toda parte mas que poucos realmente conhecem.”   
The Guardian


Viajando entre diferentes línguas e culturas, o autor investiga as fascinantes propriedades do jogo de Sudoku com seus inventores; conversa com um pesquisador francês especializado no raciocínio quantitativo de tribos indígenas da Amazônia; venera um guru indiano responsável pelo legado do mítico criador do zero; visita a escola japonesa em que professores e alunos fazem cálculos extraordinários imaginando o funcionamento de um ábaco; na companhia de um estatístico, aventura-se num cassino de Nevada para tentar prever os acasos da fortuna; consulta um famoso numerólogo sobre o nome profissional que deve usar.

Portanto, o livro narra as andanças inusitadas de Bellos pelo território dos números com uma linguagem ao mesmo tempo acessível, divertida e precisa. Com uma mistura de curiosidade e rigor intelectual, o autor passa em revista os desenvolvimentos mais recentes de campos de vanguarda, como a teoria dos grandes números e a informática, sem negligenciar aspectos cotidianos, engraçados e surpreendentes da matemática. Ricamente ilustrado, o livro oferece a leigos e especialistas um entretenimento intelectual de primeira categoria. 



Autor: Bellos, Alex
Tradutor: Claudio Carina / Berilo Vargas
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2011
Edição:  
Páginas: 490
Idioma: Português
Subtítulo: Uma viagem ao mundo maravilhoso da matemática
Formato: Médio  
Capa: Brochura
ISBN: 9788535918380


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...