sábado, 18 de junho de 2011

Florence Nightingale

Florence Nightingale
Florence Nightingale (1820-1910)

Florence Nightingale foi uma enfermeira britânica que nasceu em 12 de maio de 1820 em Florença. Com o apoio do seu pai, William Nightingale, Florence aprendeu italiano, latim, história, grego e matemática. Ela foi tutorada em matemática por James Sylvester. Nightingale ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia. Além disso, é conhecida na história pelo apelido de "A dama da lâmpada", pelo fato de servir-se deste instrumento para auxiliar na iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite. 


Salientamos, o fato de ser mulher fez com que ela lutasse com as autoridades militares a cada passo para levar a cabo o propósito de reformar o sistema hospitalar. Dessa forma, é mais lembrada como uma pioneira da enfermagem e um reformador de métodos de saneamento hospital.
 
Nightingale não foi surpreendida pelas as doenças comuns nos hospitais, como exemplo a cólera e tifo. Pois, as operações eram efetuadas em condições anti-higiénicas, ali se encontravam os soldados deitados no chão bruto, rodeados por insetos e ratos. Isto significava que soldados feridos tinham sete vezes mais hipóteses de morrer de uma doença hospitalar do que no campo de batalha. 

Enquanto esteve na Turquia ela reuniu dados e organizou um sistema de manutenção de registros que utilizou como uma ferramenta para melhorar as condições dos hospitais civis e militares. O seu conhecimento matemático foi fundamental para se valer das informações recolhidas e para o cálculo das taxas de mortalidade nos hospitais. Estes cálculos mostravam que uma melhoria nas condições sanitárias resultaria num decréscimo no número de mortes. 

Já em fevereiro de 1855 as taxas de mortalidade caíram de 60% pra 42,7%, e posteriormente, através do fornecimento de água fresca bem como da utilização de fundos próprios para comprar frutas, vegetais e equipamentos hospitalares, a taxa de mortalidade na primavera caiu para 2,2%.
 
Nightingale utilizou os dados estatísticos para criar o "diagrama polar de área" ou "coxcombs" (cristas) como ela o chamava. Eles eram utilizados para representar graficamente as taxas de mortalidade durante a guerra da Criméia (1854-56).  Com sua análise, Florence Nightingale revolucionou a idéia de que os fenômenos sociais podem ser objetivamente medidos e submetidos à análise matemática. Ela foi um inovador na coleta, tabulação, interpretação e apresentação gráfica de estatística descritiva.

As condições anti-sanitárias, entretanto, não estavam limitadas aos hospitais de campo. No retorno a Londres, em agosto de 1856, quatro meses após a assinatura do tratado de paz, Florence descobriu que os soldados durante os tempos de paz, com idades variando de 20 a 35 anos, tinham uma taxa de mortalidade que era o dobro da dos civis. Utilizando, estas estatísticas, ela mostrou a necessidade de uma reforma nas condições sanitárias de todos os hospitais militares. 

Com a divulgação do caso, ela ganhou a atenção da rainha Vitória e do príncipe Albert bem como do primeiro ministro, Lorde Palmerston. Seu desejo, por uma investigação formal, foi atendido em maio de 1857 e levou ao estabelecimento da Comissão Real Sobre a Saúde nas Forças Armadas. Sem chamar a atenção pública ela voltou sua atenção para as forças militares estacionas na Índia. Em 1858, por suas contribuições para as forças armadas e para a estatística hospitalar Florence tornou-se a primeira mulher a ser eleita membro da Sociedade Estatística Real.

Por uma boa parte do resto da sua vida Nightingale esteve acamada devido a uma doença contraída na Criméia, que a impossibilitou continuar seu trabalho como enfermeira. Esta doença, entretanto, não a impediu de continuar fazendo campanha para a melhora dos padrões de saúde. Ela publicou cerca de 200 livros, relatórios e panfletos. Nightingale faleceu em 13 de agosto de 1910 aos 90 anos de idade. Ela nunca se casou, embora não tenha sido por falta de oportunidade.

Referência:

Site: Biografias de Matemáticos Women
Site: PUCRS ( Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do sul)
Site: Wikepédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...