segunda-feira, 6 de junho de 2011

Construir 3 quadrados

Na figura abaixo, temos 12 palitos. Movendo apenas 3 palitos para construir 3 quadrados.



Boa sorte!


Referência:

Site: My Charades (adaptada)


4 comentários:

  1. Podemos fazer os 3 quadrados movendo apenas dois palitos: os dois verticais da linha de cima, colocamos nas laterais da linah do meio, formando 3 quadrados. Mas se tivermos que realemnte mover 3 palitos, podemos transladar qualquer palito da linha inferior, desta forma não alteraria o resultado.

    ResponderExcluir
  2. Um interessante este seu 1º pessamneto, mas, observe que se movemos apenas os 2 palitos encontraremos 3 quadrados, porém, teremos uma sobra indesejada. Senão foi isso que você descreveu, mim desculpe e corrigi-me. Agora já em relação ao seu 2º pessamento, está perfeito, não há sobras.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Talvez eu tenha interpretado mau. Na verdade, temos que construir os 3 quadrados utilizando todos os palitos. Dsta forma, podemos pegar os dois palitos verticas da linha da baixo e colocá-los nas laterais da linha do meio; Pegamos o palito central da linha do meio e colocamos no topo. Acho que assim dá certo.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...