quinta-feira, 30 de junho de 2011

Criação do jogo de xadrez

Xadrez e  sua origem
"O xadrez é uma luta gostosa de emoções” 
Laske

Existem diversas versões associadas à criação do jogo de xadrez, muitas pessoas defendem com todas as forças que a origem do xadrez foi na Índia, enquanto alguns outros afirmam com toda certeza que ele surgiu na China muito antes do que na Índia. Infelizmente não chegamos a um acordo sobre tudo isso, pois a origem do xadrez já foi atribuída até ao rei Arthur, ao rei Salomão, aos sábios mandarins contemporâneos de Confúcio, aos Egípcios e aos Gregos, no cerco à Tróia, para distrair os soldados. 

O correto é que tenha se originado na Ásia. O  jogo foi inicialmente proposto e amplamente aceito nesta região devido a seu caráter estratégico e lógico que minimizava o fator sorte. O xadrez é um do jogos mais prestigiados do mundo, sendo tratado muitas vezes como arte ou ciência. Contundo, o documento mais antigo é provavelmente a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, representa duas pessoas jogando xadrez e data de aproximadamente 3 000 anos antes da era cristã. 

"O tabuleiro de xadrez simboliza a tomada de controle, não só sobre adversários e sobre um território, mas também sobre si mesmo, sobre o próprio eu, porquanto a divisão interior do psiquismo humano é igualmente o cenário de um combate" 
Chevalier e Gheerbrant

Na Índia era conhecido como "o jogo do exército" ou "Chaturanga" e podia ser jogado com dois ou mais jogadores. Algumas teorias recentes indicam que uma regra matemática relacionada ao quadrado mágico poderia reger os movimentos das peças. Graças as viagens dos mercadores e dos comerciantes o jogo se espalhou para leste (China) e oeste (Pérsia). Mais adiante os árabes estudaram profundamente o jogo e se deram conta que ele estava bastante relacionado com a matemática, escreveram vários tratados sobre isto e aparentemente foram os primeiros a formalizar e escrever suas regras.

A primeira menção do xadrez está em um poema Persa em qual menciona que a vinda do jogo foi na Índia. Ele também é mencionado na poesia épica de Firdousi (940-1021). Por volta do ano 651 d.C., com a conquista da Pérsia, os árabes adotam este jogo, valorizando-o e difundindo-o por todo o Norte da África. Foi no último período da Idade Média, que o xadrez recebe sua denominação atual. O processo de difusão do jogo ocorre entre os séculos VI e IX quando chega a Europa com a invasão dos mouros pela península ibérica, Itália e Grécia.

"O Xadrez para mim é como a lógica para a inteligência."
Guilherme Serafim

Uma outra versão bastante aceita para a origem é de que ele tenha se originado na China em 204-203 a.C. por Han Xin, um líder militar, para dar às suas tropas algo para fazer no acampamento de inverno. Um jogo conhecido como "go" que tem um rio, um canhão, um cavalo, uma torre, um rei, um peão e um bispo, sendo que estas quatro últimas peças localizam-se na mesma posição do xadrez ocidental. As peças tem inscrições em caracteres chineses e são colocadas em "pontos". Há duas referências do xadrez na literatura antiga chinesa. A primeira foi de uma coleção de poemas conhecida como "Chu chi". O autor chamava-se Chii Yuan. A segunda é de um famoso livro de filosofia conhecido como "Shuo Yuan" que citava Chu Chi.


Mas existem vários tipos de xadrez: xadrez ocidental, xadrez chinês, xadrez japonês (shogi), xadrez coreano, xadrez burmês, xadrez cambojano, xadrez tailândes, xadrez malaio, xadrez indonésio, xadrez turco e possivelmente até xadrez etíope. Todos tem em comum certos aspectos como: o objetivo é dar xeque-mate ao rei, todos tem o rei no centro, uma torre no canto, um cavalo próximo a ela e peões em frente, e os movimentos dessas peças é idêntico ou quase idêntico ao do xadrez ocidental.

“o xadrez é um jogo de Estado, ou de corte; o imperador da China o praticava”  
Deleuze & Guattari

Durante o século XVII, o interesse pelo xadrez havia se estendido também à literatura, e o jogo era muito apreciado pelos intelectuais. Leibniz, o célebre matemático, considerava o xadrez um bom treinamento mental. O jogo de xadrez atingiu alto grau de popularidade em todo o mundo. Porém, sua prática original está fortemente relacionada a rotina de reis, imperadores e príncipes, ou seja, personagens de alto dignitário.

Portanto, podemos destacar na história do jogo o interesse na totalidade pela a inteligência, a superioridade intelectual, a estratégia, a criatividade e a habilidade Matemática. No entretanto, é interessante notar que estas variam conforme a localidade e a cultura onde é praticada.
 

Referência:

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix./ Mil Platôs - capitalismo e esquizofrenia. Vol. 5. Editora 34- São Paulo, 1997.
Julião, Taís. Uma etnografia do xadrez: símbolos e representações. (artigo em doc.)
Site: Clubede Xadrez
Site: Wipédia

2 comentários:

  1. Olá, Matheus!
    Estou retornando, ainda devagar... devagarinho, mas, "quando caio, caio pra frente... pois, sou um cara inteligente e... pronto para me levantar, portanto, não será um bloco de ferro e silício que irá me derrotar"! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkk!
    É isso aí, amigo! Parabéns, pela postagem e sobre ela, na minha opinião, creio que tenha sido uma criação... chinesa e... posteriormente, tenha sido modificada pelos indianos!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Profº Francisco, o senhor faz muita falta aos comentário deste blog, sua opinião é de fundamental importância.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...