MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Medalha Luis Santaló

Medalha Luis Santaló
A Medalha Luis Santaló é concedida a uma personalidade que tenha contribuído ao longo da sua vida significativamente com o desenvolvimento do Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM. 


A Medalha Luis Santaló foi concedida, pela primeira vez, a Ed Jacobsen, dos Estados Unidos na cerimônia inaugural da  XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, celebrada nos dias 26-30 de junho de 2011, em Recife, Brasil.

Historico

O nome de Luis Santaló (1911-2001) foi escolhido pela extraordinária trajetória deste matemático e educador: entre muitos méritos, foi  pioneiro na Geometria Integral, uma complexa área da Matemática que combina a Geometria mais clássica com o moderno Cálculo Diferencial. Em 1983 recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias de Investigação Científica, em 1996 a Encomienda de Alfonso X el Sabio e a Generalitat de Cataluña lhe concedeu em 1984 a medalha Narcís Monturiol a la Ciencia e a Creu de Sant Jordi em 1994.  

Além disso, foi um professor para muitas gerações, e um ponto de referência para muitos educadores  matemáticos na América Latina. Foi  diretor do CIAEM desde 1966 (quando se celebrou a II CIAEM, em Lima) e seu presidente entre 1972 e 1979.

Referência:

Site: CIAEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário