MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O que é Matemática?

Resumo do texto escrito pelo Prof. Aldo José Camargo 

Conceituar Matemática é complicado pois trata-se de uma construção coletiva da humanidade mediante seus problemas contemporâneos. Haja vista que, a Matemática (linguagem do Universo) constituiu e constitui uma ferramenta poderosa para explicar, estudar, entender e intervir nos diversos segmentos da sociedade. 


Cada indivíduo atribui subjetivamente o que é Matemática, em contextos diferentes, pode ser a mola mestra da econômia ou mesmo o algoz das relações de mercado. Cabe a realidade a qual se insere ou mesmo a qual foco essa Matemática é vista, vivida e feita pelos seus criadores ou usuários.

"Eu não consigo definir o que é Matemática,
mas quando vejo a reconheço imediatamente."

Matemática é o estudo de todas as grandezas, formas, números, etc. Ela é talvez a explicação numérica de todos os fatos possíveis como também a forma de compreendê-los e provavelmente o método correto de neles intervir, ou seja, ela é o estudo de todos os problemas e os meios corretos de solucioná-los.

Como é uma criação da humanidade dentro de um contexto específico da existência do próprio ser humano, a Matemática se aprimorou e evoluiu como a própria sociedade. É preciso se dar contar que Matemática não nasce mas se constrói nas relações sociais, está incutida de modo implícito na visão de mundo, no desenvolvimento tecnológico, na econômia, na ciência, na religião, na cultura, nas relações de mercado, na tomada de decisões, nos desafios dos gestores das sociedades, etc.


Referência:

Blog: A Matemática de ontem, a Matemática de hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário