MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Virada do Milênio

Na virada de 1999 para o ano 2000 todos comemoraram a chegada do novo milênio. Mas as comemorações foram um pouco adiantadas. Na verdade, o novo milênio começa no dia 1º de janeiro de 2001. 

Justificativa

Até o ano 525 da Era Cristã, o mundo ocidental não contava os anos como hoje. O marco do início dos tempos era a fundação de Roma, o ano da legendária fundação da cidade pelos irmãos Rômulo e Rêmulo, chamado ano zero A.U.C ("ab urbecondita"). A Era Cristã em que vivemos foi inventada por Dionysius Exiguus (em português, Dênis, o Exíguo), a pedido do papa João 1°, no ano de 525 d.C (correspondente ao ano 1278 A.U.C.). O objetivo da reforma era acabar com a falta de sincronia entre as igrejas para o cálculo da Páscoa. 

O cálculo para a Páscoa mais conhecido até então havia sido criado pelo bispo da Alexandria, mas várias igrejas seguiam diferentes sistemas, numa confusão bíblica. No meio dos cálculos para o novo calendário da Páscoa, Dionysius resolveu não seguir o modelo do bispo de Alexandria, cujo marco inicial era o imperador Diocleciano. "Não queria perpetuar o nome do Grande Perseguidor dos Cristãos, mas numerar os anos a partir da encarnação do Nosso Senhor Jesus Cristo", escreveu. Estava criada a Era Cristã.

Se Dionysius era um ardente religioso, a parte matemática deixou a desejar. Ao calcular o ano de nascimento de Cristo, ele errou nas contas, e Cristo "nasceu" quando provavelmente já contava seis anos ou sete anos (não se sabe o ano exato do nascimento). Tivesse ele sido mais preciso, a virada teria sido em 1994 ou em 1995.

Outro fato que tem causado confusão até hoje é que Dionysius não incluiu o ano zero. Na sua cronologia, o fim do ano 1 antes de Cristo marcou a chegada do ano 1 depois de Cristo. Dessa forma, cada século I foi do início do ano 1 ao final do ano 100. O século II foi do início do ano 101 ao final do ano 200. Prosseguindo dessa forma, concluiremos que o século XX começou no início do ano 1901 e terminou no final do ano 2000. Pelo mesmo raciocínio, o século XXI começou no início do ano 2001 e somente terminará no final do ano 2100. 

O mesmo processo é aplicado ao milênio. O primeiro começou no início do ano 1 e terminou no final do ano 1000. Por isso, matematicamente o século 21 começou só no ano 2001 e não no ano 2000 e somente terminará em 31 de dezembro do ano 3000. Portanto, basta lembrar que a contagem dos anos não começou a partir do ano 0, mas do ano 1.




Referência:

Site: Canal Kids
Site: Silvestre
Maisonnave, Fabiano. Como se contam os anos. Especial para o UOL e Da Redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário