domingo, 21 de agosto de 2011

64m² = 65m² = 63m²?

Demonstração

Na figuira abaixo, temos um quadrado que, aparentemente parrece com um tabuleiro de xadrez e está divido nas partes vermelho, verde amarelo e azul. Salientamos que cada quadradrinho mede 1m de comprimento.



Portanto, área do quadrado é igual:

AQ = 8 × 8 = 64 m²

Vê-se, porém, pela figura seguinte logo abaixo, que essas partes do quadrado (vermelho, verde amarelo e azul) também podem ser reunidas de forma a construir um retângulo.


Portanto, área do quadrado é igual:

AR =  5 × 13 = 65 m²

Além disso, pode vê-se da terceira figura logo abaixo que essas partes do quadrado (vermelho, verde amarelo e azul) podem ainda ser arranjadas de forma a obter uma figura com 63 unidades de área, uma a menos que o quadrado original!


Note que a figura do polígono que formamos pode ser divida em três rentângulos, ou seja:



Portanto, área do quadrado é igual:

AP =  5 × 6 + 3 × 1+ 5 × 6  = 63 m²

 
Portanto, 64m² = 65m² = 63 m².
 
 
Obviamente esta demonstração possui um erro, pois todos nós sabemos que 64m² não é igual a 65m² e eles também não são iguais a 63m² (ou alguém tem alguma dúvida?).



TENTE DESCOBRIR ONDE ESTA O ERRO !


(adaptada)

Referência:

3 comentários:

  1. o erro ta na parte em que a um espaço cortando o quadrado com se fosse um "facada", suponhamos que fosse chocolate se derretermo e colocasse em um molde para "reforma" os chocolates veremos que daria uma área menor que no caso é 63m², e por fim para ter a certeza poderíamos colocar numa balança de precisão olhar quanto pesa cada quadrado (considere todos já iguais) e então multiplicar pela quantidade de quadrados, e fazer o mesmo com ele já formado (pesar toda a barra de uma vez) e dividir pela quantidade de chocolate, se der uma diferença coloque em módulo e vera que é a parte onde se passou a faca.

    ResponderExcluir
  2. não nen todas as resposta são corretas só uma podemos considerar correta, uma correta o erro esta no corte que separa os quadrado por cores, ao aplicar a fórmula matemática base x largura= área, calcula se também aquele parte mal cortada, mas porém sua área é zero, ou seja calcula-se algo que não existe, resumindo se fosse chocolate e cada quadradinho daquele pesasse um quilo, teríamos o total da área se derretermos e pesasse, aniquilando aquele corte mal feito e deixando assim agora o chocolate uniforme.

    ResponderExcluir

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...