terça-feira, 10 de maio de 2011

Descartes, René (1596 -1650)

Descartes
Descartes, René (1596 -1650)

René Descartes nasceu em 1596 em La Haye (hoje Descartes) e foi um filósofo, físico e matemático francês considerado como "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna". Durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria.

Oriundo de uma família burguesa abastada, teve à sua disposição os recursos materiais suficientes para que pudesse viver sem necessidade dos rendimentos do trabalho. Com apenas dez anos estudou em um colégio dirigido por padres jesuítas, o Colège Royal de la Flèche. Com 18 anos entra no curso de Direito em Poitiers, completando a sua licenciatura em 1616.

Dedica-se então à carreira militar, alistando-se no exército protestante holandês de Maurício Nassau, onde conhece o sábio Isaac Beeckman, amigo a qual ele contou sobre uma nova ciência que ele tinha desenvolvido, denominada "geometria analítica". Passa depois pela Dinamarca e daí para a Alemanha onde se alista nas tropas católicas do duque Maximiliano da Baviera.

Em 1619, supostamente após uns sonhos, toma consciência da sua verdadeira vocação de intelectual e abandona a carreira militar e começa a viveu na Holanda, onde produziu a maior parte da sua obra matemática, mantendo constantes viagens entre a Holanda e a Alemanha, regressando a França em 1622.

Em Paris conhece o escritor Jean-Louis Guez (de Balzac) e cientistas como Morin, Mydorge e Villebressien. Convive também com o Padre Marsenne, mantendo com ele uma vasta troca de correspondência acerca da sua filosofia. É também durante este período que trava conhecimento com o Cardeal Pierre de Bérulle, homem extremamente influente, que convida Descartes a efetuar a defesa metafísica dos princípios religiosos.

Os fundamentos históricos do livro "Discurso do Método" repousavam nos textos clássicos de Pappus e Diofante. Descartes procurava uma álgebra simbólica na qual os problemas de qualquer tipo poderiam ser analisados e classificados em termos das técnicas exigidas para sua solução.

O apêndice desse livro intitulou-se La géométrie. Como filósofo, Descartes tentou purificar a álgebra, separando a teoria das técnicas e aplicações. O trabalho de Descartes representou um passo importante no desenvolvimento do cálculo. O sistema de coordenadas cartesianas tem esse nome em homenagem a ele.

Entre 1628 a 1644 ele escreve diversas obras, porém, algumas só foi publicadas após sua morte. Em 1649 viaja para Estocolmo a convite da rainha Cristina da Suécia, cidade onde viria a falecer no ano seguinte, vítima de pneumonia.


Principais publicações: 

Publicadas durante a sua vida:
Discours de la Méthode (1637); Meditationes de Prima Philosophia (1641);
Principia Philosophiae (1644).

Publicadas após a sua morte
:
 
Musicae Compendium (1650); Lettre Apologétique (1656); De Homine (1662); Le Monde ou le Traité de la Lumière (1664); Traité de la Formation du Foetus (1664); Traité de la Mecanique (1668); Regulae ad Directionem Ingenii (1701).


Referência:

Site: knoow Net
Site: Guia para a história do cálculo (complemento dos texto da 10ª edição do livro de Cálculo do Thomas)
Site: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...