segunda-feira, 9 de maio de 2011

Química


A química é a ciência responsável, basicamente, pelo estudo da matéria - suas propriedades, transformações e leis. Cabe ao químico realizar estudos, ensaios e experiências para criar ou aprimorar processos de transformação da matéria.

Atualmente a química se divide em três áreas: analítica, inorgânica e físico-química (que inclui duas especializações químicas biológicas e química quântica ).

A química está estreitamente ligada a diversas atividades, como: engenharia, agronomia, geologia, ciência da saúde, ciências ambientais, entre outras, fazendo com que o campo de atuação de seus profissionais seja bastante vasto e diversificado.

Como ocorre com as demais ciências, a aplicação dos conhecimentos de um químico pode se dar de duas formas: no campo acadêmico, ou no campo tecnológico. No plano acadêmico, cabe ao profissional ampliar o conhecimento através de estudos e pesquisas; no tecnológico, com a ajuda da tecnologia o profissional dedica-se ao desenvolvimento de novos materiais, tais como medicamentos, combustíveis, perfumes ou cosméticos.

Os cursos de químicas nas universidades são oferecidos em três modalidades: licenciatura, bacharelado cientifico e bacharelado com atribuições tecnológicas ( química industrial ). O mercado de trabalho para o químico é grande e inclui industrias, laboratórios de empresas, instituições de pesquisas e universidades ( carreira acadêmica).

O conhecimento da matemática é imprescindível à formação do químico - que depende de cálculos e mais cálculos para o desenvolvimento de suas analises e pesquisas.

Referência:

Machado, Antônio dos Santos. Matemática na escola do 2º grau - Vol 1. S. Paulo: Atual, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...