MatheusMáthica: "O lado interessante e curioso da Matemática"

Sejam Bem-Vindos a MatheusMáthica....

Seguidores

sexta-feira, 20 de maio de 2011

"Matemática e Xadrez"

O xadrez é a ginástica da inteligência”.
Goethe

Considerando o jogo como um instrumento de relacionamento e convivência humana, o xadrez foi uma das estratégias que facilitou o desenvolvimento da matemática em sua forma concreta de estruturas e reforçou o significado de conceitos.


"O xadrez é um mestre que fortalece o espírito e liberta do sofrimento."
Albert Einstein

O Xadrez e a Matemática, são ambas ricas em interdisciplinaridade, no qual, diversos  conceitos  enxadrísticos podem  ser aplicados à Matemática. Alguns  deles  são: estimativa,  coordenadas  cartesianas,  valores  absolutos,  noções  espaciais  e  de  lateralidade, geometria,  área  e  perímetro,  probabilidade,  estatística,  problemas  de  lógica,  progressão geométrica (PG), e vários outros. 

"O Xadrez é arte e cálculo."
Botvinnik

As aplicações xadrez-matemática são vastas e não são necessariamente de nível elementar, já que elas podem concernir: a análise combinatória e o cálculo de probabilidades; a estatística; a informática e isto em dois níveis: aquele da gestão dos torneios e aquele da programação propriamente dita do jogo; a teoria dos jogos de estratégia; o cálculo; a lógica; a topologia.


"O xadrez é uma ciência" 
Gottfried Leibniz

A verdadeira partida de xadrez desenvolve-se na mente do jogador; é lá que ocorre a multiplicidade de variantes e estratagemas que estarão apenas parcialmente representadas no tabuleiro. Um bom enxadrista deve ser capaz de visualizar várias jogadas à frente, sem mover as peças, até confiar em uma determinada linha de jogo. Da mesma forma, um bom matemático precisa abstrair o problema em sua mente, tratando de descobrir sua essência, apenas representando-o no papel quando encontrar a melhor forma de resolvê-lo.

"O Xadrez está mais perto da Matemática do que qualquer outra Ciência."
Karpov

O Xadrez auxilia no desenvolvimento das muitas competências de aprendizagem, enriquecendo seu nível cultural. Além disso, o jogo desenvolve também outras capacidades no enxadrista, como a memória, a concentração, crescimento do pensamento lógico, a valorização do respeito às regras, atenção, autoconfiança, organização, responsabilidade sobre seus atos, o aprendizado na vitória e na derrota. Portanto, temos diversas integração entre a matemática e o xadrez. 



Referências:
Duarte, Rafael de S.;Freitas, Maria Teresa M. - Jogo de Xadrez no Ensino da Matemática. (artigo - UFU).
Blog: Moto Clube do Porto
Site: Instituto Ser
Site: Colégio São José

Site: Wikiquote




Um comentário:

  1. O xadrez é um jogo de raciocínio lógico, e lembando que a cada jogada executada, temos muitas possibilidades de combinação, é um excelente recurso para a sala de aula.

    ResponderExcluir