quinta-feira, 5 de maio de 2011

Newton x Einstein

Chegando ao céu, Einstein é recepcionado por São Pedro, que o encaminha aos seus aposentos. No dia seguinte, ainda meio aturdido pelos últimos acontecimentos, sai para um passeio, caminhando calmamente pelos jardins envoltos por uma névoa fina e delicada. O lugar é tranqüilo, com pouca gente circulando, todos com uma impecável veste branca.

- Parece que o céu não é um lugar muito povoado mesmo – pensa. 

Mais adiante, um senhor está sentado em um banco embaixo de uma grande árvore. É uma figura estranha, magro e com uma peruca branca de cabelos encaracolados e compridos. Einstein se aproxima e o cumprimenta.

- Está um lindo dia não?

- O senhor deve ser o famoso Einstein, estou certo? – responde secamente o senhor da peruca.

- Correto. Mas como sabia? – pergunta Einstein, surpreso.

- Foi Ele quem me falou ontem que você estava para chegar.

- Ele quem? Deus?

- E quem mais haveria de ser?

- Então podemos conversar com Ele, senhor, senhor…?

- Newton. Isaac Newton.

-Isaac Newton!! Estou diante de Isaac Newton? Mas é uma honra!

Mas Newton parece estar aborrecido com Einstein e não retribui o elogio. Em seguida pergunta, em tom áspero.

- Então foi o senhor que minimizou a importância das minhas descobertas?

- Como assim, não estou entendendo… – responde Einstein, dissimulando.

- A mecânica newtoniana foi transformada em um caso particular, depois da sua teoria geral da relatividade.

- Puxa, sinto muito se o magoei. Não foi intencional. Sabe como é, a ciência tem que evoluir. Além do mais, cedo ou tarde alguém teria descoberto a mesma coisa.

- Você alterou totalmente o entendimento da gravidade. De onde você tirou aquela idéia de espaço curvo?

- Bem, eu…

- Deixe prá lá. Isso não tem mais importância. Mas eu tinha que falar. Estava engasgado.

- Aceita um mel? – pergunta Newton, tirando um potinho da sacola.

- Não obrigado! Mas a sua teoria é muito importante para a maioria dos casos.

- Obrigado. – e levantando-se com o potinho de mel nas mãos, diz -Agora tenho que ir para minha aula de harpa.

E antes que Einstein dissesse alguma coisa, Newton complementa.

- À tardezinha tem happy hour com Ele no jardim principal. Nos reunimos todo dia para jogar dados. Não quer ir?

- Mas Deus não joga dados! – exclama Einstein, surpreso.

- Isto é o que você pensa! Aliás, é a única coisa que se pode jogar por aqui. Cartas é só lá embaixo. Sabe como é…

- À propósito. Ele me levou para dar uma espiadinha no futuro. Dois mil e pouquinho. Sua teoria está sendo muito usada lá. Utilizam para cálculos em telecomunicações, viagens espaciais, laboratórios de pesquisa e muito mais. Parabéns.

- Obrigado. – responde Einstein, satisfeito.

- Ah, já ia me esquecendo. Tem uma outra teoria que está fazendo muito sucesso por lá. Chamam de teoria das supercordas. E ao que tudo indica, a sua teoria geral é um caso particular desta.

E, virando as costas, Newton se afasta, com um sorriso debochado no rosto, como a dizer – sua teoria também não é completa.

Einstein, encucado, observando Newton se afastar, exclama para si mesmo:
- Humpf. Há séculos aqui e nem harpa aprendeu a tocar ainda.

Autor: Belmiro Wolski

Referências:

Site: Humor na Ciência

2 comentários:

  1. Realmente esta disputa entre Albert E. e Isaac N. é antiga e fervorosa. No entanto, no meu humilde ponto de vista, considero Newton brilhante nos seus ideais, a também, que enfocar a diferença e dificuldade que cada um teve na sociedade ao qual estiveram inseridos. Newton veio do escuro e colocou um pouco de luz Albert apenas aprimorou esta luz fazendo a ficar ainda mais forte...

    Obs.: Matheus o site está interessante, também sou prof. de Matemática e Física
    Meu site é: http://www.matematicaporedvarton.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, prof Edvarton
    Seja bem-vindo
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...