quinta-feira, 26 de maio de 2011

Os modelos hiperbólicos de crochê

Crochê: modelo de plano hiperbólico
A matemática Daina Taimina, em 1997, encontrou uma forma de criar modelos físicos de espaços hiperbólicos, utilizando crochê, permitindo sentir e explorar de forma facíl, as propriedades da geometria hiperbólica.
 
O agrimensor William Thurston,  ao notar uma das qualidades do espaço hiperbólico, projetou um modelo em papel, o que veio a inspirar Taimina, porém o modelo de Trhurston é difícil de fazer, difícil de lidar, e, inerentemente frágil. Taimina intuiu que a essência dessa construção poderia ser implementada com tricô ou crochê simplesmente aumentando o número de pontos em cada linha.  

Assim, Taimina, imediatamente começou a fazer um modelo. No início, ela tentou tricô, mas o grande número de pontos nas agulhas rapidamente se torna incontrolável e Taimina percebeu que crochê oferecido a melhor abordagem.

Os modelos hiperbólicos de crochê 
Geodésicas - linhas retas

 
A beleza do método de Taimina é que muitas das propriedades intrínsecas do espaço hiperbólico agora tornar-se visível a olho nu e pode ser experimentado ao brincar com os modelos. Geodésica - ou retas - na superfície hiperbólica pode ser costurado na textura de crochê. Observe a figura ao lado, o modelo apresenta linhas amarelas, assim, ao dobrar suas curvas, estaremos produzindo uma linha reta. 

Postulado das Paralelas (uma falácia)
Da mesma forma pode-se ver imediatamente como o postulado das paralelas é violada. No modelo apresentado na figura ao lado, existem três linhas retas que passam por um ponto externo a uma determinada linha (a única na parte inferior). Todas as três linhas superiores nunca se cruzam a linha original. Com esse modelo físico em suas mãos, você pode dobrar ao longo de cada linha e verificar a falsidade do quinto axioma de Euclides. 
 
 
  
Triângulo ideal
Outro aspecto do espaço hiperbólico que pode ser experimentado com modelos Taimina é as propriedades dos triângulos. Na escola aprendemos que os ângulos de um triângulo sempre somam 180º. Isso é verdade em um plano euclidiano, mas isso não é verdade em uma esfera ou em um plano hiperbólico. Em uma esfera, os ângulos internos de um triângulo sempre somam mais de 180º (um fato, o leitor pode verificar por si mesmos através da elaboração de uma bola de praia). Em uma superfície hiperbólica os ângulos de um triângulo somam menos de 180º. Além disso, o triângulo será maior quanto menor for o ângulo. Até que, finalmente, quando os pontos do triângulo são infinitamente distantes um do outro - fazendo o maior triângulo possível - os ângulos vão somar zero graus! Este triângulo Ideal e sua excentricidade angular pode ser visto no modelo apresentado na figura acima.


Pseudoesfera - Cone hiperbólico
Utilizando um pedaço de papel envolvido em um cone possamos fazer um cone hiperbólica. A forma resultante é conhecido como um pseudoesfera. Podemos também obter tal forma usando crochê. Observe a  figura ao lado, em que:

1 - Taxa de aumento é um ponto em cada três;

2- Taxa é aumentanda um ponto em cada dois;

3-
Taxa é aumentanda em cada ponto. 


Como a taxa de aumento dos aumentos de pontos, a construção torna-se cada vez mais com ameias. Com efeito, o espaço em torno de qualquer ponto se expande cada vez mais de forma exponencial. Considerando todas as esferas têm a mesma forma - variando apenas em tamanho - as superfícies hiperbólicas podem diferir dramaticamente de um ponto de vista externo. 

O poder dos modelos hiperbólicos de crochê de Taimina permitem fazer a mais exóticas construções hiperbólicas, dessa forma, reside em trazer a matemática abstrata para o reino da experiência esses modelos são destaque na coleção do Smithsonian da American Mathematical Models.


Referência:
Site: The Institute For Figuring

Um comentário:

  1. Adorei saber que até quando fazemos um crochê estamos utilizando a matemática.
    Essa postagem é muito interessante.

    ResponderExcluir

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...