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| Crochê: modelo de plano hiperbólico | 
A matemática Daina Taimina, em 1997, encontrou uma forma de criar modelos físicos de espaços hiperbólicos, utilizando crochê, permitindo sentir  e explorar de forma facíl, as propriedades da geometria hiperbólica. 
 
O agrimensor William Thurston,  ao notar uma  das qualidades do espaço hiperbólico, projetou  um modelo em papel, o que veio a inspirar Taimina, porém o modelo de Trhurston é difícil de fazer, difícil de lidar, e, inerentemente frágil. Taimina  intuiu que a essência dessa construção poderia ser implementada com  tricô ou crochê simplesmente aumentando o número de pontos em cada  linha.  
Assim, Taimina, imediatamente começou a fazer um modelo. No  início, ela tentou tricô, mas o grande número de pontos nas agulhas rapidamente se  torna incontrolável e Taimina percebeu que crochê oferecido a melhor  abordagem.
Os modelos hiperbólicos de crochê  
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| Geodésicas - linhas retas | 
A  beleza do método de Taimina é que muitas das propriedades intrínsecas do  espaço hiperbólico agora tornar-se visível a olho nu e pode ser experimentado ao brincar com os modelos. Geodésica - ou retas - na superfície hiperbólica pode ser costurado na textura de crochê. Observe a figura ao lado, o modelo apresenta linhas amarelas, assim, ao dobrar suas curvas, estaremos produzindo uma linha reta.  
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| Postulado das Paralelas (uma falácia) | 
Da mesma forma pode-se ver imediatamente como o postulado das paralelas é violada. No  modelo apresentado na figura ao lado, existem três linhas retas que passam por um ponto  externo a uma determinada linha (a única na parte inferior). Todas as três linhas superiores nunca se cruzam a linha original. Com  esse modelo físico em suas mãos, você pode dobrar ao longo de cada  linha e verificar a falsidade do quinto axioma de Euclides. 
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| Triângulo ideal | 
Outro aspecto do espaço hiperbólico que pode ser experimentado com modelos Taimina é as propriedades dos triângulos. Na escola aprendemos que os ângulos de um triângulo sempre somam 180º. Isso é verdade em um plano euclidiano, mas isso não é verdade em uma esfera ou em um plano hiperbólico. Em  uma esfera, os ângulos internos de um triângulo sempre somam mais de  180º (um fato, o leitor pode verificar por si mesmos através da  elaboração de uma bola de praia). Em uma superfície hiperbólica os ângulos de um triângulo somam menos de 180º. Além disso, o triângulo será maior quanto menor for o ângulo. Até  que, finalmente, quando os pontos do triângulo são infinitamente  distantes um do outro - fazendo o maior triângulo possível - os ângulos  vão somar zero graus! Este triângulo Ideal e sua excentricidade angular pode ser visto no modelo apresentado na figura acima. 
| Pseudoesfera - Cone hiperbólico | 
Utilizando um pedaço de papel envolvido em um cone possamos fazer um cone hiperbólica. A forma resultante é conhecido como um pseudoesfera. Podemos também obter tal forma usando crochê. Observe a  figura ao lado, em que:
1 - Taxa de aumento é um ponto em cada três;
2- Taxa é aumentanda um ponto em cada dois;
3- Taxa é aumentanda em cada ponto.
Como a taxa de aumento dos aumentos de pontos, a construção torna-se cada vez mais com ameias. Com efeito, o espaço em torno de qualquer ponto se expande cada vez mais de forma exponencial. Considerando  todas as esferas têm a mesma forma - variando apenas em tamanho - as  superfícies hiperbólicas podem diferir dramaticamente de um ponto de  vista externo. 
O poder dos modelos hiperbólicos de crochê de Taimina permitem fazer a mais exóticas construções hiperbólicas, dessa forma, reside em trazer a matemática abstrata para o reino da experiência esses modelos são destaque na coleção do Smithsonian da American Mathematical Models.
Referência:
Site: The Institute For Figuring
 
 
Adorei saber que até quando fazemos um crochê estamos utilizando a matemática.
ResponderExcluirEssa postagem é muito interessante.