quarta-feira, 25 de maio de 2011

Construindo um Tetraedro com canudos de refrigerante

Salientamos que o Tetraedro é poliedro de quatro faces que possui 6 arestas e 4 vértices.

Vamos precisar de:
  • 6 canudos plásticos de refrigerantes;
  • Um carretel de linha grossa;
  • Uma agulha grossa. 


Construção de um Tetraedro regular

Ligar um canudo ao outro pode parecer algo complicado a princípio, mas essa tarefa ficará mais fácil depois de algumas tentativas.

Para começar a construção da estrutura deve-se iniciar pela base (alicerce), que é um triângulo. Como o tetraedro é regular então o triângulo deverá ser equilátero. 

A construção da base começa passando-se o barbante por três canudos (observe na figura a opção 1).

Depois de passar o barbante pelos canudos passa-se novamente pelo primeiro canudo da fileira. Desse jeito não será preciso dar um nó, ainda (observe na figura a opção 2).

Concluída esta etapa já podemos levantar o tetraedro, que também é uma pirâmide de base triangular.

Pegamos a ponta do barbante que acabamos de passar pelo canudo da base e passamos por dois outros canudos (observe na figura a opção 3).

Em seguida passamos o barbante por mais um canudo da base (observe na figura a opção 4)


Quando a ponta sairá na outra extremidade e poderemos passá-la pelo último canudo (observe na figura a opção 5).

Assim como fizemos para fechar o triângulo da base, faremos para fechar o tetraedro. Ou seja, passaremos mais uma vez o barbante por dentro do canudo (observe na figura a opção 6) e pelo pedaço que ainda resta (observe na figura a opção 7), basta  fechar a estrutura com um nó. Com isso as extremidades adjacentes dos canudos ficarão conectadas (observe na figura a opção 8).

Resumo

Os esquemas que esta na figuras abaixo é um resumo do que devemos fazer e indicaremos por o sentido em que a linha deve ser inserida num canudo vazio.


Nas construções das estruturas é importante observar que, para se dar firmeza aos vértices de uma estrutura, é necessário reforçá-los, passando o fio de linha mais de uma vez por cada pedaço de canudo, ligando-o aos outros dois.



Referências:

Kaleff, Ana Maria. Rei, Dulce Monteir. Vendo  e entendendo poliedros:  do desenho ao  cálculo do volume através de quebra-cabeças e outros materiais concretos. 2ª ed. Niterói, EDUFF, 2003.

Site: Mais Fácil Impossível

2 comentários:

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...