sábado, 28 de maio de 2011

Você conhece a Tabuada de Pitágoras?

Você sabe a tabuada de cor, "na ponta da língua"?

A tabuada, é o primeiro passo pra quem quer aprender matematica, assim que entramos na escola (ensino fundamental), uma das primeiras coisas que aprendemos, é justamente a tabuada, pois ela nao se aplica apenas as contas matematicas, mas sim ao nosso dia a dia.

Embora, a famosa tabuada acompanha o material didático dos alunos, ela apresenta muitas páginas, por exemplo, uma para a tabuada do 0, em seguida, uma para a tabuada do 1, outra para a do 2, e assim em diante. Além disso, o aluno deve saber a tabuada de cor, "na ponta da língua", em outras palavras, o aluno deve decorrar as diversas paginas da tabuada.

Tabuada de Pitágoras
Pitágoras, filósofo e matemático grego, do século IV a.C, criou uma 'tabuada' bem mais interessante,  que dar condições para que o aluno a compreenda. Nela é possível efetuar todas as operações de multiplicações da tabuada e tudo num único lugar.

Observe que a composição da tabela é bem simples: na coluna ero encontram-se “os resultados da tabuada do 0″, na coluna um encontram-se “os resultados da tabuada do 1″,na dois “os resultados da tabuada do 2″, e assim por diante.



Encntrando o valor da multiplicação
Para se calcular, por meio desta tabela, o produto de dois números, por exemplo, 7 x 6, basta localizar o multiplicando (7) na primeira linha e o multiplicador (6) na primeira coluna. O resultado do produto (42) está no encontro da linha com a coluna (Observe a figura ao lado).

Tudo fica mais difícil para alguém que não sabe a tabuada, fazer compras em supermercados, fazer pagamentos e até mesmo para conseguir um bom emprego. Aprender a tabuada é a base para conseguir desenvolver todos os tipos de problemas matemáticos  que se sucedem nas séries escolares seguintes e em muitas vezes para enfrentar situações cotidianas. 





Referências:

Castro, Airton T. G. Oliveira, Wanderson A. S. Números pitagóricos na tabuada de multiplicação (Mini-curso do LEM/ Arquivo em doc).
Site: IEPS (Instituto de Estudos e Pesquisas Econômica e Sociais)
Site: Planeta Educação

5 comentários:

  1. Matheus desde que comecei a ensinar, utilizo essa forma de ensinar a tabuada, mas não sabia que se chamava de tabuada de Pitágoras, mas fico feliz por está utilizando mais um conhecimento de Pitágoras um dos grandes matemáticos que estudamos ao longo da história. Vlw pela informação agora vou falar mais ainda de Pitágoras, grande parceiro do conhecimento matemático.

    ResponderExcluir
  2. Legal, prof.
    Eu também em muitas situações descubro ou encontro algo novo do assunto que ensino e sei como é prazeroso enriquecer nossa didática com novas informações. Boa sorte e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. nossa amei .... sou acadêmica de licenciatura em matematica , e não sabia disso não .... ja vou me aprofundar para ter mais conhecimento ...

    obg, prof> adorei seu blog.....

    ResponderExcluir
  4. Uau! Eu usava está tabuada na segunda série e nem sabia que era de Pitágoras! Parabéns pelo tópico.

    ResponderExcluir

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...