domingo, 8 de maio de 2011

Computadores, segredos e os números primos

Você sabe fatorar um número? 

Um verdadeiro exército de homens bem preparados busca com o auxílio de uma rede de computadores espalhados pelo planeta, para fatorar "números enormes" com mais de 100 dígitos, que por sua vez são produto de fatores igualmente grandes. Com base na fatoração de números gigantescos que permitem quebrar códigos criptográficos, Ronald L. Rivest, Adi Shamir e Leonard Adelman, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, criaram o sistema RSA - sigla resultante da junção da primeira letra do sobrenome de cada um deles.
O sistema consiste em escolher dois números primos grandes que depois de multiplicados geram um produto. A mensagem, então, é convertida em uma sequência de números por algum método convencional e a seguir é codificada por uma operação baseada no número gerado. Essa mensagem só poderá ser decodificada por uma segunda operação matemática com base nos números primos originais. 
Mas, se alguém conseguir fatorar o número gerado, a mensagem poderá ser decifrada. Para que isso não ocorra, é imprescindível escolher números primos suficientemente grandes, assegurando-se que o número gerado não poderá ser fatorado. Dessa forma, em 1977, Rivest calculou que um código de 125 dígitos que é o produto de dois números primos de aproximadamente 63 dígitos seria seguro, pois levaria cerca de 40 quatrilhões de anos para ser quebrado pelos mais rápidos computadores. Ele não imaginava que atualmente isso pode ser feito em pouco tempo.
Assim, a segurança de tais sistemas vive sendo abalada e eles têm de ser substituídos em caráter de urgência. Para se ter uma idéia do método responsável por tal proeza, vamos tomar como exemplo o número 6, um número composto que pode ser quebrado em dois fatores primos, 2 e 3, cujo produto recompõe o 6. Usamos o termo fatorar para indicar a idéia de achar os dois números primos cujo produto resulta num número código, o 6 nesse caso.
Fatorando números primos no computador
Enquanto os pesquisadores de Massachusetts desenvolviam seu sistema, Carl Pomerance, pesquisador da Universidade da Geórgia, Estados Unidos, projetou um método que chamarei de “peneira quadrática” para descobrir fatores primos. Trata-se de encontrar dois números cujos quadrados divididos pelo número código deixam o mesmo resto. 
Por exemplo, para o 15 encontramos 8 e 2, cujos quadrados (64 e 4) na divisão por 15, deixam o mesmo resto (4). Mas atenção: só valem resultados inteiros, e, corno 4 não é divisível por 15, o quociente é zero. Assim, zero multiplicado por 15 dá zero e para 4 o resto é 4. Uma vez encontrados os dois números 8 e 2 na base do acerto e erro, efetuamos a subtração 8 − 2 = 6, cujo resultado 6 vamos subtrair de 15 tantas vezes quanto possível, sem produzir números negativos. O resultado será 3, um dos fatores primos de 15. 
Dois outros pesquisadores, Mark S. Manasse, da Digit Equipment Corporation (DEC). em Paio Alto, e Argen K. Lenstra, da Universidade de Chicago, completaram o método da “peneira quadrática” que é vagaroso para fatorar números pequenos mas muito mais eficiente que qualquer outro para números grandes. Além disso, o método tem a vantagem de permitir que vários computadores diferentes compartilhem a tarefa de achar fatores. 
Por exemplo, um computador no DEC controla as tarefas de fatorar um número (código) de 100 dígitos, enquanto outros centros de computação nos Estados Unidos. Holanda e Austrália compartilham o resto dos cálculos. Assim, já no vigésimo sexto dia do projeto, Lenstra e Manasse, trabalhando em rede com mais de 400 computadores velozes, quebraram todos os recordes anteriores ao encontrar os dois grandes fatores primos para um número (código) de mais de 100 dígitos. Foi a coroação de um dos mais ambiciosos projetos de computação já feitos até aqui.


Autor: Luiz Barco (adapatado)
Autor da imagem: MatheusMáthica (montagem)

Caro leitor,
 
Qual é a sua opinão sobre este assunto?
Gostaria de acrescenta algo?
Participe, deixe seu comentário.



Referêncial:

Revista: Super Interessante, Edição 026, novembro/1989

2 comentários:

  1. Olá, Matheus!
    Eu lembro ter lido um livro da história de "Aladim e a lâmpada maravilhosa", onde dizia que, no mercado de Bagdá, havia uma barraca em que se vendia uma espada que varava qualquer escudo... e já numa outra era oferecido... um escudo que aparava qualquer golpe de arma branca!
    Essa é uma briga milenar e sempre haverá... facas de dois "legumes"... rsrsrsrs!
    E para complicar mais um pouco essa história... aí vem chegando... o meu algoritmo!!!!!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Concerteza, Francisco.
    Sucesso nesse seu algoritmo revolucionário.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...