sexta-feira, 6 de maio de 2011

O Homem que Calculava

O autor, Malba Tahan, relata as incríveis aventuras de um homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis. Um clássico brasileiro que, sem perder o clima de aventura e romance da terra das mil e uma noites, ensina matemática por meio da ficção.

Malba faz de Beremiz Samir, personagem central dos eventos que se desenrolam no século XIII descobre que pode se dar bem usando seus conhecimentos matemáticos. Assim o livro apresenta de forma romanceada alguns problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática. Em certa passagem narra, inclusive, uma das lendas da origem do jogo de xadrez. Ao longo da leitura também se vai conhecendo alguns costumes da cultura Islã. 

As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Dessa forma,  transmir para os leitores uma forma instigante de ensinar os fundamentos da matemática. 

A matemática recreativa apresentada no livro é, certamente, menos dolorosa que a fria e doutoral ensinada nos colégios. Malba Tahan (pseudônimo do professor Júlio César de Mello e Souza) conseguiu realizar quase que um milagre, uma mágica: unir ciência e ficção e acertar.


O livro vem sendo consumido com rara avidez há geraçõe e está sendo reeditado pela Editora Record. Com um novo projeto gráfico, atraente e moderno, o livro é definitivamente um sucesso.


Editora: Record
Autor: MALBA TAHAN
ISBN: 8501061964
Origem: Nacional
Ano: 2001
Edição: 55ª
Número de páginas: 304
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...